Porto: the city, the school, the masters | UABB 2015, Shenzhen
A exposição propõe uma reflexão sobre a história e o devir de um fragmento do coração do Porto, ilustrativo da sua identidade, das marcas geradas pelo tempo e das potencialidades que ainda encerra. A arquitectura como forma de ler /transformar a história e a cidade. Articulando a Cidade, a Escola e de permeio, o Mestre, apresenta-se sinteticamente o mais recente sedimento na construção de um pedaço estruturante de cidade - o eixo Estação S. Bento | Ponte Luís I - e as hipóteses de futuro que tem sido centrais à discussão na Escola, na Cidade e entre os Mestres. Este é um espaço em aberto, montra de uma permanente discussão / transformação urbana, que se joga entre a história, a identidade, e a cidade do futuro.
Entre os mais de quarenta projectos ensaiados para este fragmento de cidade, desde o início do século XX, nenhum alcançou completa concretização, e o espaço, que pemanece expectante, tem sido objecto de discussão e leitura de modos mais ou menos abrangentes. Apresenta-se os testemunhos do Arquitecto Álvaro Siza e de estudantes da FAUP em torno de maquetes, revelando o processo de projecto da Escola do Porto, possibilitando simultaneamente uma discussão sobre a Cidade.
A instalação vídeo garante a atmosfera para estas conversas sobre o espaço, ao projectar a cidade real -através da captação dos seus sons, luz e gente - sincronizada com o diálogo entre os estudantes e o testemunho de Álvaro Siza. Os diferentes vídeos envolverão o visitante, tornando clara a forte e multifacetada ligação entre a Escola e a Cidade e levando um pouco do Porto até Shenzhen.
A participação da FAUP é coordenada pelos arquitectos e docentes Ana Neiva e Marco Ginoulhiac, e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto e do Atelier A+E Design.
